Blog do Luciano Ayres



Como mudar o mundo (e sua empresa) para melhor

10 nov, 2009

10 passos sobre como entrevistar um candidato a emprego

Postado por: Luciano Ayres em: Empreendedorismo

01. Defina o perfil do candidato de acordo com seu orçamento.

Todos n√≥s desejamos o “melhor” profissional para preencher uma vaga, mas nem sempre voc√™ ou a sua empresa pode pagar altos sal√°rios, portanto seja realista e aposte em um candidato que cabe em seu or√ßamento e que demonstre potencial para um dia se tornar o melhor.

02. Avise ao candidato no mínimo 24 horas antes da entrevista. Caso o aviso seja por email, exija uma confirmação de recebimento para que a entrevista seja confirmada.

03. Estude o currículo do candidato no mínimo 30 minutos antes da entrevista.

Não há nada pior do que um entrevistador que lê o currículo do candidato pela primeira vez quando o mesmo já está sentado à sua frente.

04. Realize buscas no Google e sites de redes sociais sobre o candidato. Procure identificar pessoas com perfis de comportamento e interesses pessoais compatíveis com a vaga e sua empresa.

Candidatos que cometam erros de português em excesso ou utilizem vocabulário inapropriado nesses tipos de site já começam com ponto negativo.

05. Crie previamente um formul√°rio de perguntas a serem feitas ao candidato e anote todas as repostas durante a entrevista.

Caso voc√™ realize entrevistas com frequ√™ncia, crie um formul√°rio padr√£o e armazene as “fichas” de cada candidato em um lugar seguro. O candidato que n√£o foi escolhido hoje, pode ser a pessoa perfeita para uma pr√≥xima oportunidade, portanto voc√™ n√£o perde tempo.

OBS: Recomendo que al√©m das perguntas do formul√°rio “padr√£o”, voc√™ tamb√©m deve adicionar algumas perguntas espec√≠ficas com base nas informa√ß√Ķes contidas no curr√≠culo do candidato. Dessa forma voc√™ ter√° uma vis√£o mais detalhada do perfil da pessoa.

06. Antes de iniciar a entrevista, informe ao candidato sobre a vaga oferecida, tempo de duração e roteiro de execução da entrevista. Geralmente, o roteiro segue as seguintes etapas: Apresentação, perguntas ao candidato e tempo livre para o candidato também fazer perguntas).

07. Escute 80% do tempo. O seu papel √© apenas guiar a entrevista atrav√©s de perguntas curtas e objetivas, portanto se limite a falar o essencial e deixe o candidato √† vontade para desenvolver seu “discurso”.

08. Ao final da entrevista, permita que o candidato também faça perguntas em relação à vaga oferecida e sobre a empresa.

09. Informe ao candidato quando será tomada a decisão sobre a pessoa que ocupará a vaga que ele está concorrendo e informe a todos os participantes sobre o resultado, principalmente aos que não foram contemplados. Feedback negativo ou positivo, é sempre essencial.

10. Ap√≥s a sa√≠da do candidato, anote no formul√°rio de perguntas quais foram suas impress√Ķes sobre o mesmo. Isso ajuda bastante a tomar a decis√£o quando o n√ļmero de candidatos a serem entrevistados √© grande.

  • Envie para um amigo!
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Technorati
  • Imprimir!

Você sabia que eu ministro palestras gratuitas para empresas?

Clique aqui para agendar uma palestra totalmente gr√°tis!

Sem Respostas para "10 passos sobre como entrevistar um candidato a emprego"

Aqui você manda

Fique sempre ligado

Cadastre-se e receba as atualiza√ß√Ķes do blog via email.